Blota Jr.: a elegância no ar

Matrix, 2015

Clique aqui para comprar/ler

Apresentador dos grandes momentos da música na TV, um dos maiores nomes do rádio, formador de ídolos, empresário vitorioso, pioneiro do jornalismo esportivo, político atuante num período decisivo da história do Brasil. Embora esses predicados justificassem vários livros, “Blota Jr.: a elegância no ar” (Matrix, 2015) reúne todos eles numa só publicação. Essa trajetória é contada com riqueza de detalhes por Fernando Morgado, que dedicou três anos para pesquisar e escrever a história do filho ilustre de Ribeirão Bonito.

Em suas seis décadas de carreira, Blota Jr. apresentou mais de 180 programas. Dirigiu emissoras de rádio e foi sócio de um canal de TV. Foi deputado federal, deputado estadual e secretário de Estado. Ao lado de sua esposa, Sonia Ribeiro, criou um estilo único diante das câmeras. “Blota Jr.: a elegância no ar” revela os segredos deste mestre, que fez da sua vida uma grande aula de comunicação

Além de autor e pesquisador, Fernando Morgado também assina a capa do livro e algumas das fotografias publicadas.

O apresentador Fausto Silva, da Globo, escreveu o prefácio. Veja a mensagem dele sobre o livro.


Algumas opiniões sobre “Blota Jr.: a elegância no ar”:

“Um livro para todas as classes, para todos os tipos de público, muito importante e esclarecedor.”
Fausto Silva

“Confesso que viajei, literalmente, no tempo com a sua preciosa narrativa. Que história admirável Blota escreveu em seus 79 anos bem vividos. Seu livro deveria ser leitura obrigatória à todos os estudantes de comunicação.”
Gugu Liberato, animador de TV

“Fernando Morgado é um craque da pena. O livro ‘A elegância no ar’, contando a trajetória de Blota Jr., é uma obra prima.”
Reinaldo Polito, uma das principais referências em oratória no mundo

“O título – ‘Blota Jr., a elegância no ar’ – pode ser transportado, com facilidade, ao próprio estilo da narrativa, de uma elegância pouco vista nestes tempos mais afeitos a textos truncados e cheios de especulações de duvidoso gosto.”
Prof. Dr. Luiz Artur Ferraretto, UFRGS

“Fernando Morgado faz um notável esforço no sentido de resgatar, em detalhes, a trajetória do apresentador. Com base em quatro dezenas de entrevistas e muita pesquisa, Morgado chega até a entrar na cabeça do apresentador, revelando os seus pensamentos em alguns momentos da vida.”
Mauricio Stycer, Folha de S. Paulo/UOL