image

A partir do dia 6 de abril, as 34 emissoras integrantes da rede pertencente à Rádio Globo (três próprias – Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte – e 31 afiliadas), passam a adotar o posicionamento “Bota Amizade Nisso!”, em substituição ao “A rádio do tamanho do Brasil”, numa mudança que apresenta um slogan simples e popular que traduz mais fielmente a relação de profunda amizade existente entre a emissora e seus ouvintes.

A nova marca, desenvolvida pela agência Tecnopop, do Rio de Janeiro, junta “Rádio” e “Globo” numa palavra só, preservando o azul e incorporando, no lugar do vermelho, o amarelo alaranjado (inspirado no carro de reportagem da emissora, o “Amarelinho”). A marca atual, que sai de cena, foi criada nos anos 1970.

Na programação nacional, as mudanças são as seguintes: o programa “Globo Estrada”, com Pedro Trucão, ganha mais uma edição, das 5h às 5h50min (a edição das 15h às 17h não muda). O programa “Alô Bom Dia”, com Alexandre Ferreira, passa a ir ao ar das 3h às 5h.

Na Rádio Globo do Rio de Janeiro (1220 kHz), o comunicador Roberto Canázio vai comandar o “Se Liga Rio”, das 15h às 16h; em seguida, Eraldo Leite substitui Gilson Ricardo no “Globo Cidade”, em novo horário: das 16h às 17h; e o “Globo Esportivo”, comandado por José Carlos Araújo, o Garotinho, dobra de tamanho: será das 17h às 19h, com foco não apenas em esporte, mas, especialmente na primeira hora, na cobertura da cidade.

Também a partir do dia 6 de abril, o noticioso “O Globo no Ar”, nas horas cheias, ganha nova plástica e conteúdo mais amplo. Nas meias horas, o “Globo Girando com a Notícia” ganha a edição das 18h30min dentro do “Globo Esportivo”.

Fernando Morgado, designer e pesquisador de rádio e televisão, é membro da equipe responsável por todo este projeto de branding, posicionamento e identidade visual da Rádio Globo, que conta com a direção de André Stolarski e gerência de Theo Carvalho.